quarta-feira, 21 de março de 2012

Okinawa (沖縄) - Kankara Sanshin (カンから三線)

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma das batalhas mais sangrentas que ocorreram foi em Okinawa (denominada pelos americanos como "Operação Iceberg"). Foi uma batalha de 82 dias que resultou em 100.000 soldados e civis mortos que deixaram marcas profundas até os dias de hoje.


Foto de civis okinawanos


Com extrema escassez de recursos e comida, os okinawanos presenciaram a fome e tristeza, e mais do que isso, ficaram privados da alegria e da música com que conviviam diariamente, tanto por estarem presos em campos de concentração, como pelo fato dos bombardeios terem queimado e destruídos suas casas, relíquias e instrumentos musicais. Com os poucos recursos que tinham, acabaram improvisando alguns sanshins com latas de leite em pó ou latas de bolachas, juntamente com algum pedaço de madeira, que ficaram conhecidos como Kankara Sanshin (カンから三線) - literalmente, sanshins feitos de lata.




Lendo e ouvindo um pouco sobre as histórias da guerra pelos mais velhos, percebi o quanto sofreram e o quão importante a música e o sanshin são para os Okinawanos. Mais que um símbolo de resistência e manutenção da sua belíssima cultura, o sanshin representa seus antepassados, suas memórias e a alegria típica desse povo. Vejo que a maioria dos sanshins do pessoal aqui do Brasil foram presente ou são a herança de seus pais e avós e vejo o quanto respeito possuem pelo instrumento. Fico realmente muito honrado de poder tocar um instrumento que têm uma simbologia e história tão bonita e fascinante. Torço realmente para que os jovens tenham essa consciência e busquem se conhecer e se motivar com seus antepassados, nunca deixando essa cultura desaparecer.

Segue abaixo um guia de como fazer um Kankara caseiro que encontrei em uma das buscas na internet:


Um comentário:

  1. Kankara Sanshin!
    Ainda quero um :)
    Parabéns pelo post Alvaro!
    Muito bom! Você transmite muito bem os valores do sanshin!
    E o kankara sanshin mostra o quão importante o sanshin representa para os okinawanos, pois indepedente das dificuldades, eles não deixaram de manter isso.

    ResponderExcluir