domingo, 20 de novembro de 2011

Curiosidades – 5 yen –五円

Essa semana antes do treino de koto, a Kitahara sensei (minha professora de koto) me entregou uma lembrancinha que a Akagui sensei enviou aos alunos do grupo que tocaram na apresentação do feriado de Finados.

Trata-se de uma moeda de 5 ienes com um tipo de embrulho muito bonito feito com barbantes. E aproveitando a ocasião, a sensei me disse sobre o significado desse presente e vou compartilhar com você, leitor (eu sempre vi muitas pessoas utilizando uma corrente com uma moeda de 5 ienes e nunca tinha entendido o motivo).


Na língua japonesa, podemos utilizar diferentes kanjis (ideogramas) para escrever uma mesma fonética. Como exemplo, vou citar o verbo toru. Se escrito com o ideograma , significa pegar algum objeto. Se escrito com o ideograma , significa tirar foto. E essa mesma regra vale para a moeda de 5 ienes.

Cinco ienes se lê em japonês “go en” (). Esse mesmo go en” pode ser escrito como 御縁. Neste caso, o “go” é um prefixo que quando empregado nas palavras, demonstra respeito para quem se dirige à palavra, e o “en” tem o significado de bom encontro. Portanto, a moeda de 5 ienes é um amuleto para que você encontre boas pessoas, boa saúde, dinheiro e tudo de bom que a sua vida pode proporcionar. Por esse motivo, moedas de 5 ienes são depositados em santuários, para que se estabeleça uma conexão com a divindade de templos xintoistas e também é sempre colocada como amuleto em carteiras novas, para que sempre venha mais dinheiro.

Uma curiosidade é que além da moeda de 5 ienes, a moeda de 50 ienes também apresenta um furo. E parece que no mundo todo, somente outra moeda grega tem um furo no centro. Lendo alguns textos, verifiquei que a intenção disso não é de economizar metal para a fabricação de moedas, mas sim porque antigamente, por não haverem as práticas notas em papel e cartões de crédito, a população passava as moedas por barbantes e os amarravam na cintura facilitando seu transporte.

Presente da Akagui sensei. Dentro da parte redonda tem uma moedinha de 5 ienes

10 comentários:

  1. Adorei!!! Não sabia desse significado!!
    Boa semana!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal saber disso,queria poder ter um amuleto como este...
    Quanto valeria um amuleto como este...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM VENDO A MINHA POR 330 REAIS!!

      Excluir
    2. Tenho uma moeda dessa e uma da dinamarca quanto vale?

      Excluir
    3. Eu tenho uma, e comprei no mercado livre por R$ 7,00.. :D

      Excluir
  3. Tenho uma moeda de 5iens , tenho coleção de moedas antigas meu contato é 7499163068 campo formoso bahia . Whatsapp tbm !

    ResponderExcluir
  4. tenho uma dessa sera ki vale quantos ?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma de 5 e outra de 50 bem aqui na minha mão.

    ResponderExcluir
  6. Olá, perguntei ao meu professor de japonês(ele é japonês) ele me mostrou o site do ministério da fazenda do Japão, lá falava que o motivo dos furos são 2. O primeiro é pra distinguir as moedas de 5 e 50 pois tinha outra parecida. E também para ajudar tanto as pessoas normais, quanto as deficientes visuais. E o segundo motivo é para prevenir a falsificação da moeda.
    Não tá escrito oficialmente que seja para economizar metal, mas pode ter sido o motivo depois da segunda guerra mundial, pq tava faltando metais em geral no japão. Adorei o blog!

    ResponderExcluir