Curiosidades – 5 yen –五円


Essa semana antes do treino de koto, a Kitahara sensei (minha professora de koto) me entregou uma lembrancinha que a Akagui sensei enviou aos alunos do grupo que tocaram na apresentação do feriado de Finados.

Trata-se de uma moeda de 5 ienes com um tipo de embrulho muito bonito feito com barbantes. E aproveitando a ocasião, a sensei me disse sobre o significado desse presente e vou compartilhar com você, leitor (eu sempre vi muitas pessoas utilizando uma corrente com uma moeda de 5 ienes e nunca tinha entendido o motivo).



Na língua japonesa, podemos utilizar diferentes kanjis (ideogramas) para escrever uma mesma fonética. Como exemplo, vou citar o verbo toru. Se escrito com o ideograma 取, significa pegar algum objeto. Se escrito com o ideograma 撮, significa tirar foto. E essa mesma regra vale para a moeda de 5 ienes.

Cinco ienes se lê em japonês “go en” (五円). Esse mesmo “go en” pode ser escrito como 御縁. Neste caso, o “go” é um prefixo que quando empregado nas palavras, demonstra respeito para quem se dirige à palavra, e o “en” tem o significado de bom encontro. Portanto, a moeda de 5 ienes é um amuleto para que você encontre boas pessoas, boa saúde, dinheiro e tudo de bom que a sua vida pode proporcionar. Por esse motivo, moedas de 5 ienes são depositados em santuários, para que se estabeleça uma conexão com a divindade de templos xintoistas e também é sempre colocada como amuleto em carteiras novas, para que sempre venha mais dinheiro.

Uma curiosidade é que além da moeda de 5 ienes, a moeda de 50 ienes também apresenta um furo. E parece que no mundo todo, somente outra moeda grega tem um furo no centro. Lendo alguns textos, verifiquei que a intenção disso não é de economizar metal para a fabricação de moedas, mas sim porque antigamente, por não haverem as práticas notas em papel e cartões de crédito, a população passava as moedas por barbantes e os amarravam na cintura facilitando seu transporte.

Presente da Akagui sensei. Dentro da parte redonda tem uma moedinha de 5 ienes

Comentários

  1. Adorei!!! Não sabia desse significado!!
    Boa semana!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Legal saber disso,queria poder ter um amuleto como este...
    Quanto valeria um amuleto como este...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TEM VENDO A MINHA POR 330 REAIS!!

      Excluir
    2. Tenho uma moeda dessa e uma da dinamarca quanto vale?

      Excluir
    3. Eu tenho uma, e comprei no mercado livre por R$ 7,00.. :D

      Excluir
  3. Tenho uma moeda de 5iens , tenho coleção de moedas antigas meu contato é 7499163068 campo formoso bahia . Whatsapp tbm !

    ResponderExcluir
  4. tenho uma dessa sera ki vale quantos ?

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma de 5 e outra de 50 bem aqui na minha mão.

    ResponderExcluir
  6. Olá, perguntei ao meu professor de japonês(ele é japonês) ele me mostrou o site do ministério da fazenda do Japão, lá falava que o motivo dos furos são 2. O primeiro é pra distinguir as moedas de 5 e 50 pois tinha outra parecida. E também para ajudar tanto as pessoas normais, quanto as deficientes visuais. E o segundo motivo é para prevenir a falsificação da moeda.
    Não tá escrito oficialmente que seja para economizar metal, mas pode ter sido o motivo depois da segunda guerra mundial, pq tava faltando metais em geral no japão. Adorei o blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário