quinta-feira, 18 de agosto de 2011

A história do Shamisen (三味線)

Para mim, uma honra falar sobre esse instrumento. Faz tanto tempo que toco esse instrumento, apesar de eu não ter tão alto nível, sinto às vezes ele como uma extensão do corpo. Posso dizer que no início foi muito difícil, principalmente pelo fato de eu ser canhoto e os instrumentos japoneses serem tocados todos como destros. Mas vamos à história do Shamisen.

O shamisen é utilizado em inúmeros tipos de música tradicional japonesa, desde o Minyo até o nagauta, jiuta.De acordo com os registros históricos, o shamisen teve um ancestral do Egito. Assim como o shamisen, o “nefer” possuía 3 cordas e a parte de percussão era coberto por uma pele.


Passando pelo oriente médio, mais especificamente no Irã (antiga Pérsia), o instrumento se desenvolveu para o setar ( سه تار, seh, significa "três" e tār, significa "cordas").



Enfim na China, durante a dinastia Yuan, um instrumento chamado Sanxian (三弦) com couro de cobra e três cordas foi desenvolvido por volta do ano de 1390. Este foi o instrumento que chegou ao reino de Ryukyu (atual Okinawa) e originou o sanshin. Este instrumento é mais popular no norte da China e é tocado com uma espécie de palheta acompanhando músicas folclóricas e óperas. Veja o vídeo a seguir que mostra uma peça muito tradicional do teatro chinês chamado 黑土歌 (Canção da terra preta).


Durante a dinastia Ming, o instrumento foi levado pela província de Konan aos habitantes de Ryukyu e o instrumento passou por algumas modificações até chegar ao formato conhecido nos dias de hoje. Após quase 100 anos, um grande compositor chamado Akainko sofisticou o instrumento e compôs inúmeras peças, estabelecendo o início da música de Ryukyu.


Aproximadamente em 1562, o instrumento foi introduzido no Japão por navios mercantes. Os locais de chegada foram dois portos importantes, em Kansai, nas cidades de Sakai e Osaka e no porto de Hakata em Kyushu. Em Kyushu, o instrumento era tocado por cegos.


Uma vez que pele de cobra era difícil de se encontrar, em Sakai o instrumento passou a ser coberto por couro de cachorro ou de gato. Após 30 anos de experimentos e upgrades, no início do período Azuchi o formato do shamisen conhecido até hoje começou a ser estabelecido.

3 comentários:

  1. Alvaro, genki!? Sugoi neee~ achei superbacana seu post. Muito interessante... "curti" hihihi... bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Álvaro!!!
    Omedetou pelo blog, gostei muito.
    NOssa..tem coisas que vc postou e eu num fazia ideia!!
    ARigatou por compartilhar seus conhecimentos e curiosidades.

    Hiromi.

    ResponderExcluir
  3. Oooorra...tava procurando artigos sobre a história do shamisen...e por acaso entrei aqui. Que mundo pequeno hein Alvaro!? kkkk
    Parabéns pela matéria!!!!
    Abç,
    Seo!

    ResponderExcluir